Gestão de custos: entenda a importância para o seu negócio
Você sabia que a falta de planejamento e gestão financeira é uma das principais causas que levam 23% das micro e pequenas empresas do Brasil a fecharem as portas? Questões básicas, como controle de fluxo de caixa e classificação das despesas, ainda são ignoradas por muitos empreendedores, e é aí que o negócio começa a andar para trás, principalmente em cenários desafiadores, como o da pandemia de covid-19.
Se você quer ver sua empresa prosperar, é preciso começar pelo básico, com uma gestão de custos eficiente. Ao longo deste texto, explicaremos que esse conceito significa, bem como as vantagens que isso pode trazer para a sua empresa. Confira!
O que é gestão de custos?
Como o termo sugere, gestão de custos é o ato de administrar e controlar, de forma inteligente, os gastos envolvidos na fabricação e venda de produtos ou serviços. Veja que toda empresa precisa investir capital para alcançar lucros, ou seja, é preciso comprar para vender, seja matéria-prima, pagar funcionários, aluguel etc. Além disso, é objetivo de qualquer empreendedor oferecer um produto de qualidade com o mínimo possível de gastos.
Entretanto, para chegar a esse ponto, é necessário entender exatamente para onde vai o dinheiro da empresa. Só assim você conseguirá analisar de fato os gastos e verificar o que pode ser feito para otimizar o dinheiro que entra.
Quais os benefícios da gestão de custos?
Manter o controle dos custos de uma empresa pode até não ser uma tarefa fácil, mas é primordial para o sucesso financeiro do negócio. Com uma gestão de custos eficiente, você conseguirá:
1. Melhorar a margem de lucro do negócio
Para chegar ao preço final de um produto ou serviço, você precisa saber quanto foi investido para que esse produto existisse, certo? Com uma boa gestão de custos, você consegue analisar exatamente os valores envolvidos no processo de produção, chegando a uma precificação mais correta.
2. Aumentar o volume de vendas
Você concorda que uma precificação correta permite uma competição mais justa no mercado? É por isso que a gestão de custos também ajuda a aumentar o volume de vendas do negócio. Uma vez que você sabe por quanto vender, você pode criar estratégias de vendas mais eficazes.
3. Identificar oportunidades
Sabendo de todos os gastos da sua empresa, você também consegue identificar excessos e melhores oportunidades de aplicação dos recursos financeiros, seja para otimizar algum processo, para oferecer produtos de maior qualidade ou para criar estratégias de fidelidade, por exemplo.
4. Tomar decisões estratégicas
Mas a vantagem mais importante da gestão de custos é poder tomar decisões com base em dados reais. É saber exatamente o quanto você pode investir na empresa de forma geral sem comprometer a saúde do negócio.
Como fazer isso na prática?
Na prática, você precisa criar métodos para controlar o dinheiro que entra e sai do caixa da sua empresa. Você deve analisar os custos fixos (como aluguel, por exemplo) e os custos variáveis (os valores que sofrem alteração, como matéria-prima) e chegar a um valor mínimo que a empresa precisa arrecadar por mês para cobrir esses valores.
Por isso, é fundamental acompanhar diariamente esses gastos, seja por meio de planilhas ou softwares financeiros, o que também facilita a contabilidade da empresa.
Você tem dúvidas sobre a gestão de custos da sua empresa? Deixe um comentário abaixo!